O Instituto de Psicanálise oferece formação em psicanálise segundo diretrizes estabelecidas pela International Psychoanalytical Association (IPA), de acordo com padrões de seriedade, pluralidade de pensamento e rigor ético e profissional.
A formação psicanalítica é oferecida a médicos e psicólogos graduados, registrados nos respectivos Conselhos Regionais. Para ser aceito como pretendente à formação, é necessário que o candidato seja aprovado no processo de seleção do Instituto de Psicanálise. Uma vez aprovado no processo de seleção, o pretendente passa a ser considerado um Membro Filiado da SBPCuritiba.
Sob os auspícios da IPA, a formação de psicanalista no Instituto de Psicanálise da SBPCuritiba fundamenta-se em três pilares:
Análise Pessoal
Como parte da formação, o Membro Filiado realizará uma análise didática (análise pessoal, realizada com um analista em função didática da SBPCuritiba e qualificado para esta função) que se estenderá até o final da formação.
A análise poderá ser iniciada a qualquer momento, mas passará a ser considerada como didática apenas 12 meses antes do início dos seminários teórico-clínicos (ver detalhes a seguir). Esta análise didática será realizada durante o período de formação, em uma frequência mínima de 4 sessões semanais (45-50 minutos de duração), por um período mínimo de 5 anos.
Seminários
O currículo da formação analítica é composto por um programa de seminários com duração de oito semestres com discussão sobre teoria, clínica e técnica psicanalítica, seguindo um sistema de créditos aprovado pela Comissão de Ensino da SBPCuritiba. O programa inclui discussões sobre as obras de Sigmund Freud, Melanie Klein, Wilfred Bion e Donald Winnicott, observação da relação mãe-bebê na família (Método Esther Bick) e seminários de temas eletivos.
Supervisões
Durante a formação, o Membro Filiado deverá realizar duas supervisões com analistas da SBPCuritiba qualificados para esta função, a um total de 100 horas por supervisão. Cada supervisão incluirá discussão clínica semanal de um paciente em atendimento com o Membro Filiado em um esquema de 4 sessões semanais. As supervisões não poderão ser realizadas com o analista com quem o Membro Filiado realize ou tenha realizado sua análise didática.
Uma vez aprovado nas obrigações curriculares, o Membro Filiado será qualificado como psicanalista pela Diretoria do Instituto de Psicanálise e estará apto a se tornar Membro Associado da SBPCuritiba e filiado à IPA.